Acolhimento, diversão, trabalho, relaxamento, tudo junto num só lugar – nossa casa.
A tecnologia afeta o comportamento e vice-versa. E isso tudo é refletido na forma como vivemos, como nos relacionamos e, consequentemente, como usamos nossa casa.
O resgate do passado é a busca pelo humano, pela segurança e conforto, em contraponto à insegurança que a tecnologia acaba nos trazendo.
Esse movimento da Casa-casulo, casa-refúgio, o vintage, as memórias tendo cada vez um espaço maior e mais necessário, estão diretamente ligados ao comportamento e também à estética. As imagens têm um texto que pode ser lido e sentido (semiótica). Esse texto pode ser lido por meio de objetos realmente Vintage – o bule da avó, a roupa da mãe – ou de elementos que nos passem sensações de lembranças de pessoas, momentos e lugares. Quando a peça vintage tem realmente um valor, principalmente estético, é ótimo quando pode ser usada na decoração. Do contrário, podemos conseguir esse resultado com elementos do design, como cores e formas que nos levem a determinadas épocas e lembranças.Os tecidos, além das formas, também ajudam na leitura de peças que nos passem a ideia de aconchego. Tecidos com texturas gostosas ao toque – como buclês – ou tecidos que nos lembrem o passado – como couro e veludo.
Além das memórias, o resgate de décadas anteriores na estética traz muita personalidade, principalmente quando misturadas. Essa mistura é muito autoral e surge então uma grande autenticidade. As misturas podem ser das décadas marcadas por estéticas bem definidas ou mistura de peças artesanais com objetos de alta tecnologia, por exemplo. O vintage ou o retrô muito literal acaba não tendo tanto valor, por estar fora de contexto, fora da época de hoje. O mais interessante é incluir essas peças no momento atual.
RESSIGNIFICADO | UPCICLING – peças antigas com nova roupagem ou novo uso. Uma nova história com o mesmo objeto
VINTAGE – peça original
RETRÔ – releitura de uma estética antiga numa peça feita nos dias de hoje. É uma interpretação
Elementos que nos levam ao passado:
ANOS 60
pop art, cores vivas
tons pastel
formas começam a arredondar
ANOS 70
cores mais terrosas e queimadas
madeira escura
formas arredondadas
ALGUNS MATERIAIS QUE INSPIRAM O RETRÔ
latão
inox
veludo
couro
ladrilho hidráulico
granilite
neon