O tema do evento Colour Future 2017 #CF17, organizado pelas Tintas Coral e Shopping D&D, foi a cor-tendência de 2017 e suas paletas complementares.
Estas cores são escolhidas de acordo com tendências de estilo de vida, valores, comportamentos e referências de trabalhos de designers, arquitetos e o que se vê ultimamente nas mídias sociais, como instagram e pinterest.
A líder do Centro de Estética Global da Akzo Nobel em Amsterdam, Heleen van Gent, falou sobre as cores e suas combinações na manhã de hoje e explicou como definiram a cor azul-acinzentada como tendência para o próximo ano. A palavra tendência pode despertar incômodo para aqueles que não se sentem bem seguindo correntes, mas o significado neste caso é o rumo que o comportamento e estilo de vida estão tomando e consequentemente a estética que acompanha as pessoas em suas vidas pessoais e profissionais. A cor do ano é sempre coordenada a tons suaves, vibrantes ou mais escuros ou mais claros, transformando os ambientes em modernos ou clássicos, rústicos ou mais sofisticados, juvenis ou mais sérios e maduros, dependendo das combinações entre as cores.
COR DE 2017:
Por falar nisso, vida profissional e pessoal sem muitas barreiras foi uma das tendências apontadas no evento – o crescimento do home office e a transformação de espaços comerciais para que se pareçam cada vez mais com os espaços residenciais. O estilo referente a este pensamento é acolhedor e ao mesmo tempo relaxante e que inspire foco, com espaços demarcados. As cores são clássicas inspiradas nos anos 50 de um jeito contemporâneo, divertidas, energéticas.
O tema principal da escolha da cor foi “o que faz valer a pena viver – a vida sob um novo ângulo”, que abrange, além do estilo de vida profissional-pessoal mais próximos, outros pensamentos:
– Novo romantismo – nossa conexão espontânea com a Natureza, como cuidamos de nós mesmos, como nos divertimos. O estilo referente a este pensamento é o bohemian hippie, natural. As cores coerentes com este pensamento são os verdes escuros associados a tons de lilás e roxo, que remetem a espiritualidade, ou a tons mais calmos, suaves e naturais.
– Individualismo compartilhado, novas famílias – com quem nos relacionamos, nossa individualidade mantida dentro de um grupo maior. “Do it together”. O estilo referente a este pensamento é jovem, descontraído, confortável, acolhedor, vibrante e energético, com espaços compartilhados. As cores que representam este pensamento são fortes e vibrantes nos detalhes, divertidas, frescas e joviais. Uma paleta coordenada à cor azul-acinzentada de 2017.
– Reinvenção do luxo – uma nova ideia de morar. “Buy less, choose well make it last”, Vivienne Westwood. O que diz respeito a esta tendência é o que se fala muito hoje em dia sobre a experiência ser mais importante do que qualquer outra coisa. Este tema aparentemente vai durar. O estilo é prático, aconchegante, com presença de textura e as formas e linhas em geral são simplificadas. As cores são as que destacam as texturas e sombras e trazem a sensação do luxo do simples – off-whites com baixo ou alto contraste com cores um pouco mais escuras.
Concluindo, a cor azul-acinzentada foi a escolhida por proporcionar sensações diversas de energia, frescor, estabilidade e relaxamento, variando de acordo com as combinações com outras cores da paleta 2017.
fonte imagens – www.flexa.nl