O Trabalho Pós-Pandemia – parte 1

No começo de 2018 escrevi um artigo falando sobre o conceito de integração trabalho-vida pessoal, onde as atividades pessoais e profissionais se mesclam ao longo do dia, sem uma divisão em termos de tempo – das 9:00 às 17:00 é trabalho e no restante do tempo é vida pessoal.

Nesses últimos dias reli o artigo e me pareceu que, se trocasse o título para Vida e Trabalho durante a pandemia, ele seria bem atual. Estamos vivendo justamente essa integração. De maneira atabalhoada, convenhamos, pois não foi tecnicamente uma escolha, mas uma imposição devido às circunstâncias. Mas o que me motivou a reler o artigo foi na verdade o resultado de uma pesquisa que fizemos sobre home office / work from home, que mostrou a vontade de muitas pessoas (cerca de 60%) de trabalhar longe do escritório pelo menos de dois a três dias por semana. Essas pessoas viram ganhos nessa nova maneira de trabalhar – em não perder horas no trânsito caótico da cidade, se amontoar no transporte público, acordar um pouco mais tarde, se dedicar um pouco mais à família, fazer aquela atividade que sempre dizia não ter tempo etc.

E isso não é só aqui. O mesmo movimento está ocorrendo em outras partes do mundo, em diferentes percentuais claro – temos de entender o que existe nas entrelinhas desse movimento em cada país – mas podemos dizer com certeza que será algo permanente, mesmo após a aplicação das vacinas que virão nos próximos meses e em 2021. Um exemplo foi o comunicado feito pela Siemens, gigante alemã em diversas áreas da indústria, informando que adotará o work from anywhere para todos os seus colaboradores, numa média de dois a três dias por semana.

Colocando um olhar mais filosófico, estamos começando a entender que tudo faz parte de uma única Vida, e não de uma vida profissional e uma pessoal. Não somos dois seres vivendo num corpo, que possui uma chave que muda do modo trabalho para o modo pessoal. Somos um só, tanto na vida pessoal quanto na profissional, essa é a nossa verdade e tem de ser percebida por todos ao nosso redor.

Luiz Gustavo Campos
Arquiteto | Workplace Strategist
RP Estúdio