personalidade dos espaços

Tem lugares que adoramos visitar e não dá vontade de ir embora. Além da hospitalidade de quem nos recebe, a arquitetura e decoração estimulam essa sensação de bem estar. A personalidade destes espaços, e provavelmente de seus moradores, é ACOLHEDORA.

Nesta “personalidade” tudo é pensado para que o outro se sinta bem – detalhes gentis para receber os convidados; iluminação suave, de preferência natural; interação com a natureza; tecidos fluidos, suaves; texturas que queremos tocar; contrastes sutis, cores delicadas, claras ou quentes; detalhes artesanais; formas orgânicas ou delgadas.

 

 

 

Todo espaço residencial projetado sempre teve um toque acolhedor, mas atualmente esse fator é fundamental.

Mesmo os espaços comerciais têm esta característica em intensidades diferentes e em ambientes específicos.

 

O extremo oposto seria uma personalidade mais CLEAN, com mais superfícies polidas, “frias”; linhas ortogonais, cores mais escuras ou frias ou maior contrastes entre as cores; tecidos e formas estruturados e pesados.

 

 

É claro que estes itens não precisam aparecer todos juntos, de uma vez. Aliás, é mais original e atual que não seja assim, que haja uma mistura e contraste entre linhas, formas, superfícies, estampas e cores em mobiliário, materiais de revestimento, cortinas e objetos de decoração.

 

 

Dentro da linha acolhedora ou limpa do espaço há inúmeras variações, mostrando um pouco mais ou um pouco menos de criatividade, suavidade, força e naturalidade.

Comece a prestar mais atenção nos detalhes dos lugares que você gosta de visitar para ter consciência do que gostaria de ter em sua própria casa 🙂